segunda-feira, setembro 21, 2009

Aniversário

Tudo o que me distancia daquela que fui aos quinze é tudo o que me aproxima do que de original havia em mim. Do que vinha de dentro, embora pareça tão exterior, aquele conjunto de atitudes, comentários e risos daquela que fui aos quinze. Aos quinze nunca se é - se está vindo a ser - sem querer me meter no vir a ser xodó dos filósofos. Era mais um algo de se transformar diariamente, de pegar o jeito que a amiga falava para si, de cair na gargalhada, de não fazer nada de útil o dia todo, de ficar cinco horas e meia no telefone com uma amiga, desligar e ligar pra outra, para uma nova conversa, de, tá, 2 e meia. De fumar maconha e enlouquecer, de ver filme cabeçudo, de viajar com uma penca de amigos em qualquer feriado que aparecesse. Tudo beira a nostalgia, bate nas paredes da cabeça que é memória pura, e a gente finge que um dia foi aquele que a gente imagina que a gente foi. Pode não ter sido nada daquilo, mas a minha memória escolheu que fosse assim. Que aquela de cabelo comprido partido ao meio, que cantava Mutantes e os alquimistas estão chegando é algo que faz tão parte de mim quanto o meu cabelo curto de hoje. Aquela que não sabia de si é uma anterior a outra que começa a se familiarizar consigo mesma. Crescer é esquecer coisas e lembrar outras. É sentir saudades da que fui e orgulho de quem sou hoje e medo de encarar o buraco que se mostra aos poucos. Que se revela. Todo aniversário me sinto só. Que é algo que diz respeito a mim e só. Mas sempre sinto a necessidade gigantesca de ter muitos por perto.

2 comentários:

Tadeu Renato disse...

Semana passada, engana minha memória, foi aniversário do educador Ruben Alves. Escrevu uma crõnica dizendo q não entendia a idéia de comemorar mais um ano, sendo que na verdade era menos um ano.
Menos uma nos, menos memória, menos pessoas. Matemática pura: menos com menos dá mais de mim.

Ótima passagem para o novo ciclo, cheio de planos e saudades. Bjos.

Cafeína Mental disse...

Que engraçado, busquei meu nome no google, e ai vendo fotos abriu o link do seu blog, deve ser o post da semana em Alerta.
Mas indentifiquei-me com essas palavras sobre o aniversário, eu mesmo estava me despedindo dos meus dezenove, dia 10 de março, mesmo estando no dia do meu aniversário, como nasci as 23h50, considerava-me com 19, seriam as últimas horas da minha vida que eu teria 19 anos, e depois nunca mais eu iria fazer 19 anos na minha vida de novo.
Junto a essa nova percepção do tempo, comecei a me despedir da minha idade, não tanto por comemorar a nova..
E ai passei a pensar as coisas que eu fazia, por exemplo, essa é minha última foto com 19 anos, esse é meu último rabisco com 19 anos, o último entardecer com 19 rs
Amanheceu, e eu com 20 anos agora...
Entãoeu passei a pensar.. se bem que o hoje também depois de passar nunca mais voltará, nem aquela nuvem ali, nao vai ser nunca a mesma, nem a lua.
E essa será a primeira vez que admiro o entardecer com 20.

rs
sei lá porque escrevi isso.

(+_+).